sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Espetáculo: "O Vendedor"

Neste final de semana teremos a apresentação do espetáculo O VENDEDOR - de Fabiano de Melo, do Núcleo SoaK, de Cubatão.


PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

O espetáculo retrata um vendedor ambulante que faz de tudo, cria as mais variadas peripécias com o intuito de conseguir vender o seu produto, de uma maneira bastante intimista ele mostra dor e alegria, fala de amor e ódio, discute a política e o seu povo.
É um paralelo metafórico e sarcástico sobre a dificuldade de viver em um mundo tão capitalista onde as pessoas buscam cada dia mais “ter” e não “ser,” se esquecendo do amor, da fé e do respeito ao próximo.
Um espetáculo apresentado apenas por um ator em cena, dentro de uma estrutura dramatúrgica narrativa e performática, onde o personagem vai se purificando em espécies, tipos, estereótipos, que se mantém equilibrado por uma sonoplastia viva presente, que interage o tempo todo com as sua ações, onde o musico é a melodia e o ator é a palavra, a letra cantada em versos e poesia. A tentativa é a de provocar no publico uma reflexão sobre o seu papel em quanto cidadão atuante em uma sociedade e como lida com toda essa irracionalidade, insensibilidade, e falta de amor que a sociedade enfrenta hoje. A opção do espetáculo ‘O Vendedor’ foi a de trabalhar com ausência do cenário realista, seguindo a estética do Teatro Pobre de Grotowiski, a idéia é a de abstrair totalmente o cenário, se é que isso é possível.
 O espetáculo ‘O Vendedor’ acontece no espaço de encenação desenhando apenas por uma marcação no piso, onde define a área de atuação do ator e do músico. O que há é uma pré-estrutura construída de maneira abstrata, porém em determinados momentos pode se sugerir uma idéia de cenário que é construída a partir das ações corporais do ator com seus objetos cênicos que são quatro malas de tamanhos diferentes, que no caminhar do espetáculo vão ganhando formas adversas e por vezes ganhando vida, tornando-se uma espécie de personagem mudo aos ouvidos e literário aos olhos do expectador


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nova Geração de atores inicia trajetória no Grupo Brinquedo Torto



                O Grupo Brinquedo Torto, grupo de teatro formado por adolescentes do Colégio Central Casa Branca, de Santo André, estréia seu novo exercício cênico, que também marcará a estréia de um novo elenco, responsável por manter a tradição de bons trabalhos. Este espetáculo marca o início público do processo de renovação iniciado em Junho de 2011.
                Após a apresentação de “Um Certo Príncipe – Um Hamlet Itinerante” no Festival Estudantil de Belo Horizonte (FETO) 2010, o antigo elenco teve de ser desfeito, haja vista que os integrantes entravam em momento de transição entre adolescência e fase adulta. Alguns desses jovens conseguiram conciliar suas atividades e hoje fazem parte de um núcleo sênior, que desenvolve pesquisa autônoma, além de orientar e servir de exemplo aos novos atores.
                O processo de renovação passou pela criação de núcleos distintos, um “Encontrão” com integrantes antigos e a criação de um Núcleo de Férias, que montou o espetáculo “Ai, amor! Fragmentos Ridículoamorosos”, que estréia dia 05 de Agosto. O espetáculo versa sobre o amor e seu lado ridículo, temática amplamente discutida na idade em que estão as dezoito integrantes deste núcleo. A visão ridícula do amor partiu da opção do diretor, Varlei Xavier, a fim de discutir os excessos cometidos na adolescência, idade em que se encontram todas as integrantes do Grupo.
                Divertido e despojado, construído através de improvisações, o espetáculo mostra o potencial do grupo, que muito tem a realizar nesta nova trajetória. Vôos mais altos já estão sendo planejados. Novos espetáculos dos núcleos 2 e 3, a participação na edição 2011 do FETO, saraus e acampamento com oficinas de aprofundamento durante as madrugadas estão programadas para o segundo semestre de 2011.

Serviço:
“Ai, amor! Fragmentos Ridículoamorosos”, com o Grupo Brinquedo Torto
Dias 05 e 06 de Agosto de 2011 (Sábado e domingo às 20:00)
Ingressos: R$20,00 – Promoção Todos pagam meia: R$10,00
Local: Espaço Cultural Casimiro de Abreu (Colégio Central Casa Branca) – Rua 11 de Junho, 521, Bairro Casa Branca, Santo André 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Entrevista pelo MSN: RAFAEL SOARES (NÚCLEO SIM)

Você sabia que o Grande ABC tem um Grupo de Teatro Esporte filiado ao ITI (INTERNATIONAL THEATRESPORTS INSTITUTE? 

O SIM (SÓ IMPROVISO MESMO) representa esta estética na nossa região e estará em cartaz no Espaço Cultural Casimiro de Abreu neste final de semana. Entrevistei Rafael Soares, membro do grupo e vencedor do Prêmio de Melhor ator no II Encena! pelo msn, como costumo fazer. Rafael falou sobre o surgimento do grupo e da estética, além de comentar sobre os programas de Improvisação, que podemos ver na TV. 

Segue a entrevista na íntegra! 

Varlei Xavier Nogueira diz
O que é o Teatro Esporte? No que ele se diferencia de outros tipos de teatro?

Rafael Soares Vieira diz
São "jogos de cena" no qual cada ator ou equipe cria sua cena a partir de estímulos da platéia, como: temas, sugestões etc... as cenas são criadas na hora. Cada jogo possui uma regra e toda a parte técnica de teatro e a estrutura básica de uma cena é respeitada como "começo/meio e fim". Os atores são divididos em 2 equipes e existe um juiz que faz a mediação dos jogos, atores e platéia. O Juiz apita no termino da cena, ou quando existe alguma "falta". A platéia interage votando na melhor cena a partir dos programas que entregamos na bilheteria, o programa possui duas cores, para votar basta levantar o programa com a cor respectiva ao time que melhor agradou e que respeitou as regras. É praticamente um jogo de futebol, por isso a estrutura é semelhante: Juiz, gols, camisas de times. etc. Existe um formato chamado "improshow". Nesse formato os atores não são divididos em times, todos jogam juntos e a platéia não vota, apenas sugere os temas. A principal diferença entre outros tipos de estéticas é o fato de o espetáculo se moldar na hora do jogo. Ninguém, nem a gente saberá como irá terminar o espetáculo. De resto, toda a concentração, preparação, atenção, foco e outras coisas são fundamentais, assim como em outras estéticas. E não é pq é improvisação, que é qualquer coisa. Todo o estudo, preparo e informações são necessárias.

Varlei Xavier Nogueira diz
E como surgiu o SIM?

Rafael Soares Vieira diz
O SIM surgiu em 2007, através de um núcleo de pesquisa e pratica da fundação das artes. Nesse ano, o núcleo tinha a proposta de trabalhar improvisação através de jogos teatrais (Viola Spolin)... íamos abrir todo o fichario dela e jogar. Nesse ano teve o CENA DE TEATRO e a VERA ACHATKIN (acho que é assim) resolveu dar uma oficina de teatro esporte, até então desconhecido por nós...ela foi a moça que trouxe essa estética para o Brasil. Ela conheceu e estudou com o Keith Johnstone, que foi o cara que inventou esse método. Daí resolvemos ler a tese dela, nos encantamos e começamos a estudar isso. O núcleo durou 2 semestres, em seguida alguns membros do SIM fizeram algumas oficinas com a Vera.  Em 2010, agora com todos os integrantes formados, resolvemos partir profissionalmente com SIM, nem todos puderam voltar, mas a maioria voltou. O Teatro Esporte é uma "marca registrada" para usarmos os jogos, precisamos ter autorização, inclusive para usar o nome "teatro esporte"  com a ajuda da VEra, conseguimos e hoje somos filiado ao ITI  (International Theatre Institute)

Varlei Xavier Nogueira diz
Como foi o processo de Filiação?
Rafael Soares Vieira diz
Puxa vida!! Isso foi o kleber e a Maíra (dois integrantes do elenco) que resolveram. Mas foi através de e-mails com os "chefão", pagamos uma taxa, mas não sei te dizer o valor, e eles conceberam a licença. A Vera ajudou muito, ela intermediou, ajudou a comunicação com os gringos hehehe... Temos autorização livre no ABC. Agora em SP, precisamos pedir autorização para a Vera.  E em outros estados, precisamos avisá-los.

Varlei Xavier Nogueira diz
E por se tratar de um trabalho essencialmente improvisacional, o inusitado está sempre presente, não é mesmo? O que mais interessante e inesperado aconteceu durante as apresentações?

Rafael Soares Vieira diz
Eu não costumo lembrar das cenas, parece que na hora estou dopado, sei lá, hehehehe, mas uma que me vem na cabeça agora, foi no Teatro Santos Dumont que no jogo da sonoplastia, no qual 2 pessoas da plateia fazem sons para os atores, uma das meninas, ao ver o ator ligando um suposto rádio imaginário, disse no microfone "FM" ..e todos riram, e o time ganhou ponto por causa da menina e não por causa da cena. A surpresa tá o tempo todo voando sobre nós. Quando a caixa abre, a gente entra em ação. Até os jogos são de surpresa, pq a seqüência a gente só sabe na hora também.

Varlei Xavier Nogueira diz
E como vocês do SIM enxergam a Cena Teatral do ABC e qual o espaço e a importância do Teatro Esporte neste cenário?

Rafael Soares Vieira diz

Enxergamos como qualquer outro grupo. Trabalhar e trabalhar para conseguir espaço para apresentações, pagar alguns micos, apresentar de graça, pagar pra apresentar...O legal do SIM é que é um time de pessoas talentosas, que representam São Caetano, já representou SCS em Sorocaba em um festival estudantil, mas as vezes eu acho que algumas pessoas poderiam investir mais na gente. sei lá! pessoas que digo da prefeitura e até da FASCS (Fundação das Artes de São Caetano do Sul) ...sei lá...A gente sempre leva o nome da FASCS conosco, pois temos orgulho de termos sido criados lá. A importância do SIM, é que é uma estética diferente, que muitos não conhecem ou tem referência pelos podres que tentam fazer isso na TV. É um grupo que pode representar SCS e até SA muito bem...mó metido eu. Nós temos a essência do verdadeiro teatro esporte, esses da TV...blarrkkk!!! que pena!! 

Varlei Xavier Nogueira diz
Quais são os problemas que vocês do SIM enxergam nestes programas de televisão, que trabalham na mesma linha, ou numa linha parecida com a do Teatro Esporte?

Rafael Soares Vieira diz

Eles não são teatro esporte, eles mudam as regras dos jogos, mudam o nome dos jogos, fazem de qualquer jeito, são apelativos, e sem conteúdo algum. Como não são licenciados, mudam tudo!! e alguns deles, já trabalharam ou estudaram com a VERA, mas negam! Falam que não sabem que é. Eles fazem qualquer coisa na TV, e o povo muitas vezes não vai assistir a gente por achar que é igual o da TV e sempre comparam a gente com eles. Muita raiva!!!! Ficou uma coisa banalizada!!!
assim como Stand-up, clown etc... Um programa que tinha no canal Sony, os "Whose Line Is It Anyway" do Drew Carrey, esse sim é considerado Teatro esporte e foi fonte de pesquisa e estudo pra gente do SIM.

Varlei Xavier Nogueira diz
Qual seu jogo preferido?

Rafael Soares Vieira diz
Acho que dublagem!!! Gosto de fazer a micagens!!!

Varlei Xavier Nogueira diz
Pode explicar como é?

Rafael Soares Vieira diz
Sim. 3 integrantes de um time vão pra cena. Um fica ao fundo fazendo a voz de um outro que está na espaço cênico e o 3º jogador é livre, ele usa sua própria voz e a platéia sugere uma situação e  rola a cena...


Para terminar, segue um trecho do programa "Whose Line is this anyway?", sugerido por Rafael Soares. 

terça-feira, 31 de maio de 2011

Programação ENCENA! (2ª EDIÇÃO)



CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO ENCENA! a Mostra Competitiva de  Cenas Curtas do Espaço Cultural Casimiro de Abreu

18:50:

Abertura do Teatro, Entrada e acomodação do Público.


19:00:

“A Valsa do Milionário” 
(Cia Clã di Clowns) 

Sinopse: Um vagabundo e um porta retrato com a foto de sua amada. Como conquistá-la? Será que fingindo ser um homem rico poderia ajudar?

Ator: Rafael Soares
Roteiro: Rafael Soares
Direção: Rafael Soares
Figurino: Rafael Soares


19:15

"Tirando vantagem" 
(Grupo Somos Nozes/ Cia do Nó)

Sinopse: Dedé, um pobre malandro que sempre levou vantagem em cima dos outros para conseguir as coisas. Até que um dia a maré vira e o pouco que ele tem acaba sendo levado por vantagistas como ele.

Atores: Everton Tavares, Jackson Santos, Rafael Garganta, Renata Reis
Direção: O Grupo
Texto: Rafael Garganta
Figurino: O Grupo 

19:30

“Quando voltar”

(Cia Atormentados) 

Sinopse: Cotidianas brigas infundadas tornam-se rotina na vida de milhares de casais nos dias de hoje. Esta cena mostra uma relação de conflitos que são, muitas vezes, gerados pelo desgaste do trabalho excessivo, a falta de tempo e a incompreensão.

Atores: Rodrigo Sampaio, Thais Irenti, Patricia Luana Sgarbi 
Participação de Nicolae Arnizaut – Músico
Direção: Patricia Luana Sgarbi
Texto: Patricia Luana Sgarbi
Figurino: Cia. Atormentados


19:45

“Justo Comigo! Justo Comigo! Justo Comigo!” 

C.T.I. (Cia. Teatro da Investigação)

Sinopse:
Lélia tem 15 anos. Tem também uma melhor amiga, uma paixão secreta, um diário, um vestido, um espelho, e medo de nada. Ou quase nada. Afinal, depois de ser obrigada pelos pais a fazer a droga da festa de debutante, não resta outra saída a não ser se esconder...No seu quarto? No porão? Na vizinha? Não! Mas em um lugar muito mais, digamos... privado.

Atriz: Luci Savassa
Direção: Edu Brisa
Texto: Mauro Hirdes
Figurino: Ana Cristina Ramos

20:00

Uorquichópi T-atral
(Cia Clownstrofóbicas)

Sinopse:  Dois críticos clowns dão um workshop de como ser um ator de verdade, analisando cenas clássicas teatrais e mostrando o que é o verdadeiro teatro.
Atrizes: Danielle Burghi e Ivy Donato
Direção: Danielle Burghi e Ivy Donato 
Texto: Danielle Burghi e Ivy Donato
Figurino: Danielle Burghi e Ivy Donato 


20:15

“Uma verdade de mentira”
(Grupo Viwa)

Sinopse: Quando a ilusão se transforma em uma arma contra a solidão, o único erro é não se iludir.
Atrizes: Vivi Ferreira e Waleska Mattos
Direção:  Waleska Mattos
Texto: Vivi Ferreira e Waleska Mattos
Figurino: Vivi Ferreira

20:30

Ter.a.piada  
(Cia. Atormentados)

Sinopse:
 Uma medrosa apresentadora palestra sobre o "Medo de falar em público" e suas implicações e aplicações. Ela convida Olávio, um homem tímido para subir no palco e contar suas experiências de vida. Gerusa, que estava na platéia, inconformada com o discurso da apresentadora, sobe ao palco e conta sobre a sua grande vida "de merda", culpando a apresentadora pela sua desgraça momentânea. Uma sátira sobre o conformismo diante dos acontecimentos vividos e as soluções "mágicas" para resolver os problemas diários. 
Atores: Rodrigo Sampaio, Thais Irenti, Patricia Luana Sgarbi 
Direção: Cia Atormentados
Texto: Patrícia Luana Sgarbi
Figurino: Cia Atormentados


20:45

2° ato editado da peça "Arché"
(Grupo Uníssonos de Teatro)

Sinopse: Num local muito próximo ou muito distante em outro grau, outro nível e/ou dimensão, num periodo pós-apocaliptico, a eterna luta de forças opostas continua sendo travada, durando além do tempo determinado por conta da quebra de uma última profecia divina. A salvação ou perdição eterna ainda poderão ser adquiridas, alterando tempos e destinos. Ou não.

Atores:Fábio Freitas e Laura Amaral
Direção: Igor Erbert e Mariana França
Texto: Fábio Freitas
Figurino: Mariana França

PREMIAÇÃO: 

05/06/2011 (Domingo às 19:00)

Apresentações do Grupo Bem Bolado (Música Brasileira) e do Grupo Teatral Regina Pácis, grupo de teatro em atividade mais antigo do ABC, 50 anos de história.

Premiações para: Melhor Texto
                            Melhor Figurino
                            Melhor Direção
                            Melhor Ator
                            Melhor Atriz
                            Juri Popular
                            Melhor Cena

Ingresso: PAGUE QUANTO PUDER!





quinta-feira, 19 de maio de 2011







Queremos reunir pessoas que fizeram parte de nossa história. Colegas antigos de escola, faculdade, trabalho, ex-alunos e amigos que não vemos há tempos. Venha participar desses dois dias de reencontro!


SERVIÇO:

"Dona Menina, cadê seu riso?", espetáculo da Cia Lírica de Teatro

Texto e direção: Varlei Xavier

Dias 21 e 22 de Maio de 2011

Sábado às 20:00, domingo às 19:00

Ingresso: R$20,00 (inteira) R$10,00 (aqueles que informarem de onde me conhecem e que vieram para a Sessão da Saudade PAGAM MEIA)

Classificação etária: Livre


AQUELES QUE JÁ VIERAM ASSISTIR AO ESPETÁCULO E QUISEREM REVER OS AMIGOS, NÃO PAGAM INGRESSSO!

Retransmitam para os amigos que me conhecem! Quero reunir o maior número de pessoas por aqui!

Abraços Saudosos!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ENCENA! : INSCRIÇÕES PRORROGADAS!

ATENÇÃO, amigos!

A comissão organizadora da 2° edição do ENCENA!, anuncia que nesta semana (16/05 a 20/05), prorrogará suas inscrições para que os artistas da região tenham ainda oportunidade de participar da mostra competitiva de cenas curtas.

Para ler o edital, clique aqui.
Para inscrever-se, clique aqui.


Para formalizar sua inscrição, compareça no Espaço Cultural Casimiro de Abreu (R. Onze de Junho, 521, B. Casa Branca, S. André), dias 17/05 à 20/05 das 18h às 22h.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos números (11) 8597-6055 ou (11) 6172-1078, ou pelo e-mail ec.casimirodeabreu@gmail.com

Estamos à disposição!

Aguardamos vocês!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dona Menina, cadê seu riso? ESPECIAL PARA QUEM NÃO VIU!

Muita gente ainda não assistiu "Dona Menina, cadê seu riso?". Por isso, resolvemos fazer uma apresentação única e especial neste sábado, dia 07. Você pode vir e trazer seus amigos, principalmente aqueles que não viram.

Venham nos ver!

Aproveite e se inscreva para o Encena!, nossa Mostra Competitiva de Cenas Curtas!

Veja o edital clicando aqui

Inscreva-se clicando aqui

sábado, 30 de abril de 2011

cia. as marias: :: Mostra de Artes de Rua ::

A Cia As Marias, de São Bernardo do Campo realiza no mês de Maio sua Mostra de Artes de rua, com vários grupos convidados, que apresentarão espetáculos, farão intervenções e ministrarão oficinas.

O Espaço Cultural Casimiro de Abreu apóia esta iniciativa.

Prestigie você também!

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS:

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Espetáculo teatral e livro no Casimiro de Abreu



Cia Lírica de Teatro inicia o ano com primeiro espetáculo autoral e lançamento do livro
                
Com o objetivo e a missão de resgatar a poesia do texto teatral, a Cia Lírica de Teatro, grupo residente do Espaço Cultural Casimiro de Abreu, inicia o ano com a estréia do Espetáculo Dona Menina, cadê seu riso?. Com dramaturgia de Varlei Xavier, que também assina a direção da montagem, o grupo pretende incorporar a conceitos do teatro contemporâneo como a partitura corporal, à beleza de um texto cheio de imagens e recursos sonoros, característica forte no gênero lírico.

Dona Menina, conta a estória de Catarina, menina de sorriso belo e encantador, que promoveu belas a profundas transformações no mundo através de seu sorriso. Contudo, o mal daquele mundo, a sombra Zilá, inveja o riso de Catarina e resolve a partir de então, armar um plano e roubá-lo para si. Catarina parte então para uma longa jornada em busca de seu riso perdido, tendo a ajuda de Aurora, velha conselheira da mata e de seu cão Pandolfo, que também é narrador da estória.

Com esta montagem, o grupo pretende aproximar os gêneros literários épico, lírico e dramático. O texto, em sua estrutura básica é teatral, pois foi escrito para ser encenado; é épico porque traz consigo um narrador, o cão de Catarina; além de ser um discurso pensado e trabalhado como poema.

O Desafio não para por aí. Além da estréia do espetáculo, o Espaço Cultural Casimiro de Abreu receberá outra estréia: a de Varlei Xavier como escritor. O livro com o mesmo nome do espetáculo será lançado simultaneamente com a peça e conterá além da dramaturgia, que precedeu a escrita do texto acompanhado nesta edição de ilustrações da artista plástica Roberta Conde, também atriz do espetáculo.

Com estréia prevista para 19 de Março, o grupo realiza os ajustes finais na interpretação e na produção do espetáculo, além da finalização da diagramação e revisão do livro e já realiza concursos para promover e divulgar o espetáculo. Os interessados em ganhar um exemplar do livro autografado pelo autor e pela ilustradora poderão enviar uma resposta para a pergunta O que te faz perder o riso? para o email cadeseuriso@gmail.com. Os internautas participarão da votação e da escolha da melhor resposta. O resultado será divulgado no dia 5 de Março. Durante o mês de Março, outra promoção será lançada. Que riso vale um quadro? Premiará com um quadro em carvão o riso de criança mais expressivo.

Maiores detalhes podem ser conferidos no blog do espetáculo:
                http://donameninacadeseuriso.blogspot.com