sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Espetáculo teatral e livro no Casimiro de Abreu



Cia Lírica de Teatro inicia o ano com primeiro espetáculo autoral e lançamento do livro
                
Com o objetivo e a missão de resgatar a poesia do texto teatral, a Cia Lírica de Teatro, grupo residente do Espaço Cultural Casimiro de Abreu, inicia o ano com a estréia do Espetáculo Dona Menina, cadê seu riso?. Com dramaturgia de Varlei Xavier, que também assina a direção da montagem, o grupo pretende incorporar a conceitos do teatro contemporâneo como a partitura corporal, à beleza de um texto cheio de imagens e recursos sonoros, característica forte no gênero lírico.

Dona Menina, conta a estória de Catarina, menina de sorriso belo e encantador, que promoveu belas a profundas transformações no mundo através de seu sorriso. Contudo, o mal daquele mundo, a sombra Zilá, inveja o riso de Catarina e resolve a partir de então, armar um plano e roubá-lo para si. Catarina parte então para uma longa jornada em busca de seu riso perdido, tendo a ajuda de Aurora, velha conselheira da mata e de seu cão Pandolfo, que também é narrador da estória.

Com esta montagem, o grupo pretende aproximar os gêneros literários épico, lírico e dramático. O texto, em sua estrutura básica é teatral, pois foi escrito para ser encenado; é épico porque traz consigo um narrador, o cão de Catarina; além de ser um discurso pensado e trabalhado como poema.

O Desafio não para por aí. Além da estréia do espetáculo, o Espaço Cultural Casimiro de Abreu receberá outra estréia: a de Varlei Xavier como escritor. O livro com o mesmo nome do espetáculo será lançado simultaneamente com a peça e conterá além da dramaturgia, que precedeu a escrita do texto acompanhado nesta edição de ilustrações da artista plástica Roberta Conde, também atriz do espetáculo.

Com estréia prevista para 19 de Março, o grupo realiza os ajustes finais na interpretação e na produção do espetáculo, além da finalização da diagramação e revisão do livro e já realiza concursos para promover e divulgar o espetáculo. Os interessados em ganhar um exemplar do livro autografado pelo autor e pela ilustradora poderão enviar uma resposta para a pergunta O que te faz perder o riso? para o email cadeseuriso@gmail.com. Os internautas participarão da votação e da escolha da melhor resposta. O resultado será divulgado no dia 5 de Março. Durante o mês de Março, outra promoção será lançada. Que riso vale um quadro? Premiará com um quadro em carvão o riso de criança mais expressivo.

Maiores detalhes podem ser conferidos no blog do espetáculo:
                http://donameninacadeseuriso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário