sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Espetáculo: "O Vendedor"

Neste final de semana teremos a apresentação do espetáculo O VENDEDOR - de Fabiano de Melo, do Núcleo SoaK, de Cubatão.


PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

O espetáculo retrata um vendedor ambulante que faz de tudo, cria as mais variadas peripécias com o intuito de conseguir vender o seu produto, de uma maneira bastante intimista ele mostra dor e alegria, fala de amor e ódio, discute a política e o seu povo.
É um paralelo metafórico e sarcástico sobre a dificuldade de viver em um mundo tão capitalista onde as pessoas buscam cada dia mais “ter” e não “ser,” se esquecendo do amor, da fé e do respeito ao próximo.
Um espetáculo apresentado apenas por um ator em cena, dentro de uma estrutura dramatúrgica narrativa e performática, onde o personagem vai se purificando em espécies, tipos, estereótipos, que se mantém equilibrado por uma sonoplastia viva presente, que interage o tempo todo com as sua ações, onde o musico é a melodia e o ator é a palavra, a letra cantada em versos e poesia. A tentativa é a de provocar no publico uma reflexão sobre o seu papel em quanto cidadão atuante em uma sociedade e como lida com toda essa irracionalidade, insensibilidade, e falta de amor que a sociedade enfrenta hoje. A opção do espetáculo ‘O Vendedor’ foi a de trabalhar com ausência do cenário realista, seguindo a estética do Teatro Pobre de Grotowiski, a idéia é a de abstrair totalmente o cenário, se é que isso é possível.
 O espetáculo ‘O Vendedor’ acontece no espaço de encenação desenhando apenas por uma marcação no piso, onde define a área de atuação do ator e do músico. O que há é uma pré-estrutura construída de maneira abstrata, porém em determinados momentos pode se sugerir uma idéia de cenário que é construída a partir das ações corporais do ator com seus objetos cênicos que são quatro malas de tamanhos diferentes, que no caminhar do espetáculo vão ganhando formas adversas e por vezes ganhando vida, tornando-se uma espécie de personagem mudo aos ouvidos e literário aos olhos do expectador


Nenhum comentário:

Postar um comentário