sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Entrevista com Nanda Sotnas (Romã)

Hoje é a estréia de Romã, primeiro trabalho criado e produzido de forma autônoma por associados do Espaço Cultural Casimiro de Abreu. Em comemoração a esta data, fizemos uma entrevista com Nanda Sotnas, autora do texto e uma das atrizes do espetáculo. Na entrevista, Nanda fala sobre o espetáculo, sobre as dificuldades do trabalho de ator e as dificuldades do processo de produção. 

Varlei Xavier:
Como surgiu a idéia da peça?

Nanda Sotnas:
Bom... em relação aos meus últimos trabalhos de atuação, fui criando um esteriotipo entre meus personagens, bem como Umberto, o Batman, o Taladu e etc... Pra quebrar essa "regra" de papéis engraçado e garotinhos entre meus personagens, estava pensando então de fazer um romance... essa idéia era vaga até o momento em que em outro processo eu e o Du Fernandes, fizemos um exercicios onde simulava o início da história do Romã... Após o exercício eu sugeri a ele que fizemos o próximo encena juntos...um romance e ao invés disso ele falou para eu escrever uma peça para nós mesmos produzirmos. Tínhamos apenas uma idéia inicial, até que um dia me veio toda a montagem na cabeça, na hora liguei pro Du e começamos a montar toda idéia, (começo, meio e fim). Marcamos a data da estréia sem ter o texto escrito... um dia comecei a escrever, concluí duas cenas e parei... Duas semanas depois, terminei a dramaturgia toda em algumas horas. E enviei para Débora Sartóri nossa companheira de cena e ela editou pois também já havia aprovado a idéia. Aí começamos a ensaiar e vamos ver o resultado hoje! 

Varlei Xavier:
E do que trata a peça? O que o público pode esperar do espetáculo?

Nanda Sotnas:
Quanto a sinopse, criamos uma certa "surpresa" em relação a história antes do espetáculo. Mas são coisas que acontecem nos dias de hoje, que sempre aconteceram e continuará acontecendo na vida real. O segredo de três pessoas começa a traçar um novo destino para essa história de amor. Algumas pessoas podem relembrar situações de suas vidas e outras simplesmente podem se emocionar com a história da peça.

Varlei Xavier:
*Em relação ao trabalho de ator, quais foram as principais dificuldades dos integrantes do elenco?

Nanda Sotnas diz:
Interpretar personagens em que não estamos acostumados e que não são parecidos com a nossa própria personalidade. Um foi ajudando o outro em relação a tom de voz, jeito, movimento, interpretação e etc... 

Varlei Xavier:
Vocês foram os primeiros associados do Espaço a aventurarem-se pela produção independente, coisa que nos orgulha muito. Fale sobre este processo de produção. 

Nanda Sotnas:
É realmente uma aventura iniciar um processo com três pessoas no elenco para cuidar de absolutamente tudo. No início pensamos que seria trabalhoso mas “fácil” de ser feito. Dividimos as tarefas e conversávamos todos os dias, toda hora, todo momento sobre o espetáculo. A vida particular ficou praticamente de lado e os pensamentos 24 horas por dia eram ligados ao “Romã”. O mais interessante foi o amadurecimento como atores e principalmente como pessoa. Foram muitas discórdias, muito estres, e as vezes até alguns desentendimentos, por ter uma data de estréia e algumas coisas não finalizadas. Mas foi também muita risada, muita diversão, muita aproximação e compreensão entre nós três! E no final de tudo percebemos que para criar um processo é necessário muito amadurecimento e uma certa afinidade entre os personagens e principalmente entre amigos que se não tiver uma estrutura balanceada pode ser afetada. Para nós foi um orgulho dividirmos nossas idéias e experiencias e é incrivelmente emocionante ver todo aquele trabalho pronto. Estamos emocionados e ansiosos para estréia!



ESPERAMOS TODOS HOJE PARA A ESTRÉIA DE ROMÃ






... Um emocionante romance que envolve a vida e os sentimentos de três pessoas, onde seus segredos e desejos começam a traçar um novo destino para essa inesquecível historia de amor..."






Estréia dias 20, 21 e 22 de Agosto às 20h
(sexta, sábado e domingo)


Local: Espaço Cultural Casimiro de Abreu
Rua 11 de Junho, 521 – Casa Branca – Sto André – SP
Ingresso: R$20,00 - PROMOÇÃO: TODOS PAGAM MEIA: R$ 10,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário