quinta-feira, 29 de julho de 2010

Começa a MOSTRA DE 10 ANOS DO TEATRO DA CONSPIRAÇÃO

Tradicional grupo de Santo André comemora aniversário com cinco espetáculos no Casimiro

O Espaço Cultural Casimiro de Abreu tem a honra de receber a partir do dia 30 de Julho o Grupo Teatro da Conspiração em sua comemoração de 10 anos de estrada. Escolhido como local desta tão importante festa por se adaptar tanto às necessidades físicas quanto à postura ideológica, o jovem Espaço Casimiro abre suas portas para a celebração de uma história vencedora, digna de comemoração.

Formado em 2000, a partir de um projeto de montagem da Escola Livre de Teatro, com diversos espetáculos apresentados, prêmios em mostras, festivais e concursos de dramaturgia, o Conspiração dedica-se a investigar a linguagem teatral através de dramaturgias inéditas além de contar com o um projeto no Parque Escola que produz espetáculos que unem atores, não-atores, crianças, jovens e adultos num processo de democratização do fazer teatral.

Durante três semanas serão apresentados três espetáculos adultos e dois infantis. A abertura da festividade se dará com a estréia do Espetáculo Dassanta, cujo texto obteve o 1o. Lugar no Concurso de Dramaturgia Feminina do Núcleo 184 de Teatro de São Paulo, no ano de 2007. De autoria de Solange Dias, que também assina a direção, o texto é baseado em canções do compositor e músico baiano Elomar Figueira de Melo e traz a história de Olivério, um velho cego contador, que vagueia pelo sertão vivendo das histórias que conta nas feiras populares. No formato de uma história dentro da outra, Olivério conta a vida de Dassanta, uma bela mulher que vive em um sertão mítico, que tem a maldição de trazer a morte aos homens que se apaixonam por ela.

Nas semanas seguintes, dando continuidade à festividade, serão apresentados espetáculos do repertório do grupo. Cantos Periféricos e Doce Flor da Solidão, destinados ao público adulto e Dom Quixote para crianças e Menino Juca, para o público infantil.


























Serviço:

Dassanta
Texto e Direção: Solange Dias
Espetáculo Adulto.
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: A partir dos 14 anos
Dias: 30 e 31 de julho às 20 horas e 01 de agosto às 19 horas
Ingresso: 20 reais. Preço promocional: Meia entrada para todos - 10 reais.
(8 reais para associados ao Espaço)


Local:

Espaço Cultural Casimiro de Abreu
Rua Onze de junho, 521, COLÉGIO CENTRAL CASA BRANCA
Bairro Casa Branca. Santo André-SP

CONTATOS
Espaço Cultural Casimiro de Abreu

Blog: http://ec-casimirodeabreu.blogspot.com/
Tel.: 11 2805 2808

terça-feira, 20 de julho de 2010

APRESENTAÇÃO CONFIRMADÍSSIMA

"Clube das Solteironas".

A apresentação está CONFIRMADÍSSIMA!



A comédia assinada por Joelma Santos tem a direção de Edu Silva. A peça está em cartaz desde 2003, já foi assistida por mais de 4 mil pessoas e está de volta à região após temporadas em São Paulo e apresentações em outras cidades.

O espetáculo, que conta com Felipe Jóia, Kléber Parra, Letícia Salis, Lívia Ferreira, Mariana Moraes e Roberta Conde no elenco, se passa em um clube comandado por uma senhora puritana (mas nem tanto) que junto com novas integrantes mantém um estranho espécime em cativeiro.

Tudo começa a desandar quando o “raro espécime” é “abusado”. Vários mistérios começam a mudar a rotina do clube. Uma estranha empregada, um noivo fugitivo, uma noiva abandonada e um detetive de métodos pouco convencionais fazem parte dessa deliciosa comédia.

Entre tantos mistérios e confusões, uma coisa é certa: A guerra dos sexos nunca esteve tão disputada!

A preços populares, o “Clube das Solteironas” é um programa imperdível nesse final de semana. Ingressos antecipados já estão à venda. Garanta o seu!


Serviço:
24 e 25 de julho, sábado às 21h e domingo às 20h.
Espaço Cultural Casimiro de Abreu
Rua Onze de junho, 521, Santo André – SP (Colégio Central Casa Branca)
Ingressos: R$ 20,00 - PROMOÇÃO: TODOS PAGAM MEIA (R$ 8 para associados ao Espaço e antecipados)

Tels.: 11 2805 2808, 11 4473 3960 ou 11 9679 6177



Venham! Com certeza garantirão muitas risadas, fora o chocolate quente de nossa cantina que é delicioso!

Teatro e Ideologia


"Eu vivo num tempo de guerra. Eu vivo num tempo sem sol. Só quem não sabe das coisas é um homem capaz de rir. Ah, triste tempo presente, em que falar de amor e flor é esquecer que tanta gente tá sofrendo tanta dor. Todo mundo me diz que eu devo comer e beber. Mas como é que eu posso comer, como é que eu posso beber, se eu sei que eu tô tirando o que eu vou comer e beber de um irmão que tá com fome, de um irmão que tá com sede? De um irmão... Mas mesmo assim eu como e bebo. Mas mesmo assim, essa é a verdade. 
Dizem crenças antigas, que viver não é lutar. Que sábio é o que consegue ao mal com o bem pagar. Quem esquece a própria vontade. Quem aceita não ter seu desejo é tido por todos um sábio. É isso que eu sempre vejo. É a isso que eu digo NÃO!" 

Dizia este texto no Espetáculo Arena Conta Zumbi. Ideologicamente, é o espetáculo que mais mexeu comigo. Aquele que mais disse coisas significativas. Muito do que aprendi com esta montagem, tento trazer para o meu dia-dia. Esta minha mania dizer o que penso (às vezes com jeito, mas dizer) vem daquilo que aprendi com um professor que tive, que foi também o diretor desta peça. Ele dizia: "O ator é um formador de opinião. Suas opiniões precisam ser claras". Muita gente o criticava por muitas coisas (algumas até com razão), uma delas era que ele fazia um teatro político. Um dia ele rebateu com a seguinte pergunta: "Existe teatro que não seja político? Existe postura humana que não seja política?" 

Até então eu fazia teatro, mas não tinha qualquer ideal ao fazê-lo. Talvez até o tinha, porque meu teatro sempre esteve atrelado à educação. Mas o fato é que não sabia o motivo de eu fazer teatro. Até eu poder aprender um pouquinho mais sobre aquilo. Aprendi um pouco e hoje aquela idéia é muito forte na minha cabeça. Faço teatro para que o mundo seja um lugar melhor. Para que as pessoas sejam melhores. E levo isso muito a sério. Só eu sei. Desde que eu me formei e até antes disso, não houve um sequer espetáculo que montei que não estivesse profundamente ligado a este ideal. Quando a gente acredita de verdade numa coisa, lutamos por ela com unhas e dentes. E assim tem sido. Tenho lutado pelo teatro em que acredito. E lutado muito. E descobri que lutar pelo que se acredita não é fácil. Mais que isso, é doloroso porque para isso é preciso dizer o que pensa e, consequentemente fazer inimizades e até mesmo ganhar alguns inimigos. É duro, mas acredito. E se acredito sigo lutando, pois só assim tenho razão de ser. 

"Eu vivi na cidade do tempo da desordem. Vivi no meio da gente minha no tempo da revolta. Assim passei os tempos que me deram pra viver. Eu me levantei com a minha gente. Posso ter tido erro. Mas não foi erro ter esse desejo doído de liberdade. Eu comi a minha comida no meio da batalha, amei sem ter cuidado, olhei tudo o que via sem nem tempo de bem ver. Assim passei os tempos que me deram pra viver. A voz da minha gente se levantou e a minha voz junto com a dela. Minha voz não pode muito, mas gritar eu bem gritei. Eu tenho certeza que os dono dessas terra e cesmaria ficaria mais contente se não ouvisse a minha voz. Assim passei os tempo que me deram pra viver. Por querer Liberdade. 

TANTO CANSOU
E ENTENDEU QUE LUTAR AFINAL
É UM MODO DE SER
É UM MODO DE TER RAZÃO DE SER. 

O AÇOITE BATEU
O AÇOITE ENSINOU
BATEU TANTAS VEZES 
QUE A GENTE CANSOU..."

Transferi este texto do meu blog pessoal. Acho oportuno fomentar esta discussão sobre teatro e ideologia. 

sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOTA SOBRE A PROGRAMAÇÃO DESTE FINAL DE SEMANA

Prezados,


Estavamos todos esperando pela reestréia do "CLUBE DAS SOLTEIRONAS" no Casimiro. Infelizmente tivemos um sério problema: Uma das atrizes do elenco ficou doente durante uma viagem para o exterior e não foi autorizada a retornar. Ela só soube disso agora a noite e logo fomos avisados do problema e não nos deu tempo hábil de substituí-la. Antes de qualquer coisa já avisamos que ela passa bem, em repouso, mas com essa história de gripes e epidemias ela não pode voltar, mesmo querendo!

A apresentação de sábado (17/07) e a apresentação de domingo (18/07) foram CANCELADAS!!! Lembramos que no próximo final de semana haverá a apresentação do "CLUBE DAS SOLTEIRONAS" normalmente, no dia 24/07, sábado às 21h e no dia 25/07, domingo às 20h.

Em respeito ao público, teremos a apresentação do Espetáculo "S.I.M - SÓ IMPROVISO MESMO", que tem no elenco, entre outros atores, o Felipe Jóia e o Kléber Parra que fazem parte do elenco do "CLUBE DAS SOLTEIRONAS". O "S.I.M - SÓ IMPROVISO MESMO" é um espetáculo de improvisação, como o próprio nome sugere, muito parecido com programas de TV como o "'É TUDO IMPROVISO" na Band ou o "QUINTA CATEGORIA" da MTV.

O Espaço Cultural Casimiro de Abreu, em nome de sua diretoria, lamenta muito o ocorrido, bem como o TDT Artes (produtora do espetáculo).

Em nome, mais uma vez, do respeito ao público que nos prestigia, todos que comparecerem nesse final de semana para assistirem ao espetáculo "S.I.M - SÓ IMPROVISO MESMO" ganharão um convite para assistir ao "CLUBE DAS SOLTEIRONAS" na próxima semana gratuitamente. No caso das pessoas que já garantiram ingresso antecipadamente, vale essa mesma regra ou podem ter o dinheiro devolvido.

Garanto que quem assistir ao "S.I.M", não se arrependerá. O espetáculo é muito divertido!

CONFIRA!




Espetáculo S.I.M – Só Improviso Mesmo



Desde sua formação em 2009, o grupo pratica o Teatro-Esporte, técnica criada por Keith Johnstone. Como resultado deste “treino” o SIM, apresenta um espetáculo no qual a plateia é integrante do espetáculo e participa dando sugestões que são utilizadas na realização de cenas.






Não percam, espetáculo apresentado no Festival Cena de Teatro 2010 em São Caetano e sucesso de público.



Elenco: Felipe Jóia, Kleber Parra, Maira Paris, Mayara Cristina, Rafael Soares e Thais Giacon

Duração: 60 minutos

Classificação Livre




Agradeço a compreensão de todos,
Atenciosamente,


Fabiano Martins
Produtor do espetáculo "Clube das Solteironas"
Diretor do Espaço Cultural Casimiro de Abreu
Cel.: 11 9679 6177

terça-feira, 13 de julho de 2010

CLUBE DAS SOLTEIRONAS



A comédia de maior sucesso da região está de volta a Santo André.
Em cartaz desde 2003, o CLUBE DAS SOLTEIRONAS é sucesso por onde passa. Depois de temporada em São Paulo e turnê por algumas cidades, o espetáculo volta para curtíssima temporada em Santo André, no Espaço Cultural Casimiro de Abreu. Confira:



Três solteironas, um noivo fugitivo, uma noiva histérica, um estranho espécime em cativeiro.
Todos em um clube, unidos por um mistério e uma certeza: A guerra dos sexos nunca esteve tão disputada!


1707 (sáb) às 21h, 18/07 (dom) às 20h
24/07 (sáb) às 21h e 25/07 (dom) às 20h


Espaço Cultural Casimiro de Abreu
Rua Onze de junho, 521, Santo André
Info e reservas: 11 2805 2808 ou 11 4473 3960
Ingressos: 10 reais / Antecipado: 8 reais


Clube das Solteironas, de Joelma Santos e Direção de Edu Silva.
Elenco: Felipe Jóia, Kléber Parra, Letícia Salis, Lívia Ferreira, Mariana Moraes e Roberta Conde.
Classificação etária 12 anos / Duração: 65 min





Venha e fale para seus amigos!
Nos ajude a divulgar essa super programação!

Quem é você no Teatro do ABC?



Quanta gente faz teatro no Grande ABC? Difícil mensurar. Diferentes artistas e grupos, de formações distintas, filosofias diversas. Muito tem se falado sobre a produção teatral da região. Uma iniciativa louvável como o ABCena realizado pelo SESC buscou reflexões sobre diversas questões que permeiam o teatro do subúrbio, como foi dito, sem medo do sentido pejorativo da palavra. Há novas e velhas iniciativas, que contribuem positiva ou negativamente para a resolução ou a melhoria da situação atual. Mas o fato é que pouca gente, pouca gente mesmo, conhece de verdade o que se faz por aqui em sua plenitude nos dias de hoje.
O cenário é diverso e conhecê-lo profundamente não é fácil. Muitas vezes o que se coloca como a Produção Cultural do Grande ABC pelas grandes mostras não passa de uma fatia dela. Há outras fatias deste bolo que não conquistam visibilidade seja por falta de apoio ou articulação, por divergências políticas, por falta de contatos ou mesmo por opção de não aparecer e não participar. Muito já se ouviu falar de integração, de diálogo aberto etc., mas o fato é que tudo isso ainda está muito longe do ideal. Há gente preocupada com a troca, com o crescimento e o fortalecimento da arte. É verdade também que muita gente tem dificuldade de participar das discussões e da movimentação cultural devido à sua própria rotina, que muitas vezes inclui uma dupla jornada. Não se pode deixar de dizer também que muita gente escolhe aquilo de que participa, fomenta e divulga por um critério diferente do da qualidade artística, que também é bastante discutível. Há outros que freqüentam e participem deste ou aquele movimento tendo em vista interesses pessoais deixando todo o resto de lado. Há quem adore receber público, mas odeie ser público dos outros. Há quem se negue terminantemente a participar de qualquer coisa e ainda quem desconheça o que acontece do portão para fora de sua casa. Deve provavelmente haver também outras formas de participação e envolvimento, as quais eu infelizmente desconheço.
Independente das escolhas pessoais ou do coletivo de que se faz parte, o mais importante é ter claro o que se pretende com seu teatro. Muito disso se realiza durante a formação, seja ela nas escolas de teatro, seja na prática diária. Além disso, é também preciso ter em mente de que fatia se faz parte e ao menos conhecer outras fatias deste grande bolo, circular por outros pontos e conhecer outras realidades que podem até se mostrar interessantes e complementares àquela inicialmente escolhida ou pensada. Conhecer o entorno é também refletir sobre si próprio e conhecer a si mesmo. Fato é que todos aqueles que fazem teatro no ABC, seja ele qual for, faz parte deste cenário. Ideal seria então conhecer o máximo possível do que se faz por aqui. Conhecer é conhecer-se. Mas infelizmente tem gente que não sabe nem quem é, quanto mais saber quem são os outros.
E você? Sabem quem você é no Teatro do ABC?

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Strangenos

O Espaço Cultural Casimiro de Abreu tem a honra de receber este espetáculo tão aclamado pelo público e pela crítica.
"Strangenos" conta a história de migrantes em busca de um sonho. Tentando se encontrar num cotidiano distante da terra natal, embarcam numa viagem para dentro de si num novo cotidiano. Vivem num embate constante com problemas de comunicação, intermináveis interrogatórios, a loucura das grandes cidades e a solidão na velhice. Mostra a parte humana e sensível de pessoas que deixam seu lugar de origem e se confrontaram com uma nova realidade, um novo mundo.
Dias 02/07 e 03/07 (sexta e sábado) às 20h e dia 04/07 (domingo) às 19h.
Ingresso a 10 reais (associados pagam 8 reais)
Não percam!!!
Venha e nos ajude a divulgar. É uma grande oportunidade para quem gosta de teatro ver um espetáculo de alta qualidade a preço popular.